No passado as pessoas esperavam o início ou a metade do ano para dar início aos estudos. Isso hoje mudou. Mudou muito. Quem ainda não concluiu os estudos e optou pela Educação de Jovens e Adultos precisa saber disso. Na Eja a Distância DOM, o desenho pedagógico é diferenciado. As séries são chamadas de ETAPAS. As Etapas Básica, Intermediária e Avançada correspondem às três séries do Ensino Médio. As aulas são chamadas de encontros presenciais. Em cada Etapa acontece uma matéria por vez. Cada matéria compreende um número de encontros e estes ocorrem uma vez por semana apenas. E o mais importante, o aluno pode começar seus estudos toda vez que uma nova disciplina iniciar. Vamos ver se você entendeu: o aluno está cursando a Etapa básica na disciplina de Matemática, essa matéria é composta de quatro encontros presenciais, no dia que terminar o ultimo encontro da matéria, novos alunos poderão começar na mesma turma e irão cursar essa disciplina, no caso Matemática, que já passou, lá no final. Cada Aluno terá um calendário próprio de aulas. Muiiiito diferente mesmo, não é?. E mais, se o aluno necessitar cursar apenas uma ou outra matéria, será organizado um calendário específico para isso. Um Exemplo: o aluno que precisar concluir apenas história irá cursar apenas seis encontros presenciais, ou seja, seis semanas com aulas de história. Valeu a dica? Grande abraço!
Ensino Médio EJA DOM EAD
Nunca é tarde para a realização pessoal
Quantos anos você tem? Uma pergunta que para alguns revela a intimidade, para outros um troféu. Chegar aos 68 anos com saúde e com disposição não é para muitos. Concluir o Ensino Médio após muitos anos fora de uma sala de aula no mesmo mês em que completa 68 anos, só para os determinados. E foi essa uma das páginas da história de vida escrita pela senhora Luzia Fulgencio de Lima. Um exemplo a ser seguido.
A Sra Luzia ainda na adolescência motivada pelo pai, escolheu o caminho de um curso profissionalizante que na época não exigia escolarização básica. Então cursou”Corte e costura” na escola Vogue, sua profissão até hoje. Mas deixou de lado os estudos formais. Logo veio o casamento e então mesmo que tivesse vontade de retornar, não fora possível devido ao ciúmes do esposo. Logo vieram os filhos e então sua dedicação foi total para formação deles. Mas a falta do Ensino Médio era algo que a incomodava muito. Então após o falecimento do esposo, incentivada pelos três filhos, noras e netos retornou para os bancos escolares.
A Sra Luzia não se arrepende, ela mesmo afirma que sabia que investindo na educação dos filhos estaria quebrando um ciclo na sua família, “nem eu nem meu marido tivemos a oportunidade e concluir os estudos e jamais gostaria que isso acontecesse com eles”.
A vontade que tinha de concluir os estudos foi significativa na escolarização dos filhos e hoje, chegada a sua vez, ela exibe seu diploma deixando bem claro que “há tempo para tudo, mesmo que seja depois de priorizar quem você ama”. Bela mensagem Sra Luzia. O Dom – Sistema Brasileiro de Educação a Distância sente honrado por fazer parte desse tão importante momento de sua vida.
Eduardo – Mais um caso de realização e sucesso
Ellen Johnson-Sirlea primeira mulher eleita presidente na Africa em 2006 e Nobel da Paz em 2011 pronunciou em certa ocasião que “O tamanho dos seus sonhos deve sempre exceder a sua capacidade de alcançá-los. Se os seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente”. Desafiador? Demais. E justamente nesse contexto, no final de 2018, que o Dom – Sistema Brasileiro de Educação a Distância, teve o prazer de conhecer Eduardo Jilian, um menino gigante, cheio de sonhos e que estava enfrentando grandes barreiras para realizá-los por falta de certificação do Ensino Médio. Eduardo havia recebido uma oferta de trabalho, mas sua escolaridade não permitia que ele ocupasse a vaga. A empresa gostara do perfil do rapaz, por isso fez a oferta de trabalho para um outro cargo, o de serviços gerais. Eduardo aceitou, ainda que constrangido, pois seria um desafio pessoal. Limpar, lavar, organizar em um hotel não era o que ele queria, o almejado era a recepção, por possuir o conhecimento da Língua Inglesa, mas não foi possível. Durante dois anos ele ocupou a função e paralelamente a isso com a ajuda e incentivo do gerente geral do Candeias Foz do Iguaçu Helber Peixoto e de seus amigos de trabalho voltou a estudar e naquele final de ano concluiu os estudos no Dom. Novo ano iniciou-se e Eduardo foi contemplado com as merecidas férias. No momento da assinatura dos documentos ele aproveitou para entregar o certificado de conclusão do Ensino Médio no RH da empresa. Nem imaginava ele que após trinta dias, no retorno do tão merecido descanso, viria a surpresa, ou melhor, a recompensa por ter se desafiado a retornar os estudos. Eduardo foi promovido a recepcionista do hotel e hoje, com um salário bem melhor que aquele do cargo anterior, já está fazendo novos planos. Eduardo Jilian pode sim ser considerado um menino gigante, pois ao chegar em Foz do Iguaçu com apenas 17 anos, sozinho, sem familiares, sabia que não seria fácil. Mas hoje já coleciona algumas vitórias e entre elas a conclusão dos estudos e o novo cargo na empresa. Agora é escolher os novos desafios (um curso técnico ou superior). Que sejam “assustadores”, pois assim serão conquistas gloriosas. Parabéns, Eduardo.
Três irmãos, um único sonho: voltar a estudar
Você tem vontade de voltar a estudar? Teria a coragem de retomar seus estudos e voltar a sonhar independente da idade? #ElesSim.
Brincadeiras a parte, mas foi com imensa coragem e determinação que Lion Perez, Ledir Perez Freitas e Leonice Perez Santos, isso mesmo, que os três irmãos Perez, decidiram dar continuidade a um plano que por motivos diversos foi interrompido em suas juventudes. Os irmãos fizeram suas matrículas e voltaram para o banco escolar com muito orgulho e alegria neste último sábado, 17. Lion, no momento da matrícula fez questão de relatar que quando muito jovem teve que começar a trabalhar para ajudar na renda familiar, que isso trazia muito orgulho para ele, mas que a escolha por parar de estudar não fora uma decisão fácil. Ledir, durante inúmeras vezes disse que cogitou o retorno, mas que a decisão depois de tanto tempo fora da escola, não era tão simples, parecia que precisava de uma coragem maior. “Enfim, estamos de volta e só iremos sair daqui agora quando pegarmos o ‘canudo'”, falou em alto e bom tom, agora aluna Dom, Leonice Perez.
Muitas foram as risadas nesse momento, risadas de alegria, mas também com uma simbologia de vitória. No momento da matrícula o coordenado da EJA EaD DOM, Professor Emerson Fulgencio, assim como faz com todos os alunos, aproveitou para motivá-los ainda mais: “Voltar a estudar é um ato de coragem e, digo já, vocês, Lion, Ledir e Leonice, são muito corajosos e nos enchem de orgulho por, nos próximos meses, podermos participar dessa vitória de vocês três, que será concluir essa etapa e se formar”.
O Polo de EJA Ead DOM é um dos três polos que atuam no Paraná, mas que fazem parte de um grupo bem maior no Brasil, são 27 polos nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. O DOM – Sistema Brasileiro de Educação a Distância já existe há mais de 20 anos e desde o seu nascimento até os dias atuais sempre pode ajudar a se tornar realidade o sonho de terminar os estudos, uma vontade que convive com muitos jovens e adultos em nosso país.
Caso você esteja planejando um retorno a seus estudos em 2019, eis a grande oportunidade, tome coragem e, assim como os irmãos Perez, realize-se.
Natalia A.
A SOS Aulas fez e faz a diferença na minha vida até hoje por conta da minha profissão, dos professores que eu tive e todo auxílio da faculdade enquanto eu estava estudando. São coisas que vou levar para o resto da minha vida, que com certeza vão fazer a diferença para outras pessoas.
Robson B.
Fiz Eja e terminei em 6 meses meu segundo grau, SOS Aulas me ajudou tudo de bom. Parabéns.
Rafaela V.
Excelente custo x benefício, Boa Localização, Acesso total à coordenação e diretoria, Excelente negociação financeira, Respeito aos alunos (maioria dos professores), Responsabilidade na formação de novos profissionais.